Escolas de Samba

Grupo C - Sábado - 22/02/2014 - 20h
G.R.E.S. VALE DO PARAIBUNA
Histórico
Com origem ligada ao bloco Boca Maldita, do Santo Antônio, que percorreu as ruas do bairro durante quatro anos, ganhando respeito e reunindo mais de 1.500 componentes, a Vale do Paraibuna foi fundada em 8 de março de 1999.
A estreia nos desfiles competitivos aconteceu em 2000. Em 2009, com o enredo “A Vale de vento em popa, avisa aos navegantes que tem carnaval no fogo, garotas e samba na Atlântida Tupiniquim”, obteve o vice-campeonato no Grupo B.
Em 2010, a Vale do Paraibuna voltou à Passarela do Samba, entre as escolas de elite, para defender o enredo “Espelhos D´Água – Reflexo da Alma, Olhos do Mundo, do Olimpo Divino ao Eterno Caminho”.  Entretanto foi rebaixada para o Grupo C, onde desfilou em 2011 com o enredo: “Nas Asas do Gavião, A Vale Voa Sobre As Terras Tupiniquins Mostrando As festas e o Folclore Brasileiro - Homenageando a Escola de Samba Castelo de Ouro.” Em 2012 o enredo da Vale foi “Negro é arte na Bahia.” No ano seguinte a agremiação apresentou o enredo “Pimpinela, um rei de muitas cores e várias faces”.
Ficha Técnica
Nome da escola: G.R.E.S. Vale do Paraibuna
Reduto da escola: Santo Antônio
Endereço da quadra: Rua Domingos Dalamura, 317
Cores da escola: verde, vermelho e branco
Presidente: Valtencir Feliciano Ribeiro
Enredo: “Paz e amor, bicho!”
Autor do enredo: Diomário de Deus
Carnavalesco: Diomário de Deus
Compositores: Sérgio Português, Bebeto Português, Ronaldo Tropical, Nilmar Romano e Arthur Cardoso
Intérprete: Markão Melodia

Grupo A – Sábado - 22/02/2014 - 21h
G.R.A.C.E.S. JUVENTUDE IMPERIAL
Histórico
A origem da verde e branco está ligada ao Bloco do Olavo, que existia no mesmo bairro. A agremiação foi criada em março de 1964 pela família Chaves que reuniu integrantes do bloco e convidou os batuqueiros para desfilar pelas ruas da cidade.
Durante quatro anos consecutivos 1970, 1971, 1972 e 1973 a Juventude Imperial foi campeã do Carnaval de Juiz de Fora. Em 2000 e 2004, foi vice-campeã. No ano seguinte, ficou entre as três escolas que ganharam o primeiro lugar. Em 2010, com o enredo “Juventude Imperial Canta e Encanta o Destino de Neguinho da Vala, nas Asas de um Beija-Flor”, a Escola ficou com o quarto lugar do Grupo A.
Em 2011 a agremiação entrou na passarela do samba com o enredo “Sou Inocente, Sou Irreverente, Sou o Sorriso Desta Gente No Palco da Folia a Juventude é Só Alegria”. Em 2012 a verde e branco cantou o enredo “Quem te conhece, não te esquece jamais – levanta, sacode a poeira e da a volta por cima.” Em 2013 a Escola foi campeã do Grupo B com o enredo “Chico Rei – Um monarca em terras mineiras”.
Ficha técnica
Nome da escola: G.R.A.C.E.S. Juventude Imperial
Reduto: Furtado de Menezes, Olavo Costa, Vila Ideal, Vila Ozanan
Endereço da quadra: Rua Furtado de Menezes, 1 A, Furtado de Menezes
Cores da escola: verde e branco
Presidente: David Chaves
Enredo: “Aqualtune, a princesa guerreira negra dos Palmares. Exemplo de resistência, esperança e liberdade”
Autor do enredo: David Chaves
Carnavalesco:
Compositores: Paulinho Letra, Thodinho Show, Danilo do Furtado, Dharcy Amado e Leandro Neto.
Intérpretes: Márcio Moreno, Flavinho da Juventude, Nilmar romano, Sandra Portela e Wide

G.R.A.C. MOCIDADE ALEGRE
Histórico
A Escola de Samba Mocidade Independente de São Mateus foi fundada na década de 70. Seus desfiles fizeram com que a escola ganhasse espaço na elite do carnaval juizforano. Entretanto durante 22 anos a agremiação se afastou dos desfiles competitivos, devido uma desarticulação.
No verão de 2002 em Cabo frio, Francisco Leopoldo e Marcos Tadeu Soares articularam a criação de um bloco de embalo que ao retornar para Juiz de Fora, ganhou adeptos e evoluiu para a retomada da antiga escola, hoje chamada Mocidade Alegre de São Mateus. Em 2003 a agremiação voltou aos desfiles oficiais da cidade. Em 2010, a Mocidade Alegre fez bonito, jogando a animação pra cima com o enredo “De Médico e Louco... Todo Mundo tem um Pouco”, e garantiu o campeonato do Grupo B.
No grupo A de 2011 a Escola cantou o enredo que foi campeão do Carnaval: “Quem é Você...No Palco da Folia Exaltamos As Mascaras que Nós Proporcionam Alegria...”. Em 2012 a agremiação desfilou com o enredo “Se as flores pudessem eleger uma rainha, esta só poderia ser a rosa.” No ano seguinte, a Mocidade Alegre desfilou com o enredo “Por que sois tão medrosos, ainda não tens fé?”
Ficha técnica 
Nome da escola: G.R.A.C. Mocidade Alegre
Reduto: São Mateus, Mundo Novo, Santa Cecília e Dom Bosco
Endereço: Rua Belo Horizonte, 240 – São Mateus 
Cores da escola: Amarelo, vermelho, azul e branco 
Presidente: Marcus Tadeu
Enredo: “Rio, cidade de encantos mil, berço do samba e futebol do meu Brasil”
Autor do enredo: Diretoria e Comissão de Carnaval
Carnavalesco: Comissão de Carnaval
Compositores: Panti da Vila e Paulão da Morada
Intérpretes: Átila e Silas

G.R.E.S. UNIDOS DO LADEIRA
Histórico
Por iniciativa de Elson Duarte, o “Raposa”, no dia 15 de janeiro de 1976 foi fundado bloco de embalo que a partir de 1979 deu origem a Escola de Samba Unidos do Ladeira. Apesar dos tempos difíceis, com o passar doa anos a Escola se firmou como uma das grandes agremiações da cidade. Em 1986 passou para o primeiro grupo.
Os últimos campeonatos da escola vieram em 2001, 2005, 2008, 2009 e 2010, quando apresentou o enredo “Porque Hoje é Sábado”, uma reedição do sucesso do Carnaval de 1996 composto por Zé Carlos, Reginaldo Salgueiro e João Leonel.
Em 2011 a Unidos do Ladeira levou para avenida o enredo “Simplesmente Maria.” No Carnaval de 2012 a Escola apresentou o enredo da azul e branco é “Clara, Clareia, Clareou… 70 anos da Guerreira”. Em 2013 a agremiação “Só ando em boa companhia, com meu violão, minha canção e a poesia”, sendo bicampeã do Grupo A.
Ficha técnica
Nome da escola: G.R.E.S. Unidos do Ladeira
Reduto: Ladeira
Endereço da quadra: Avenida Brasil, 3.840
Cores: azul, amarelo e branco
Presidente: Marcus Valério Aurélio Mendes
Enredo: “Revolução Farroupilha – A Saga de Coragem do Povo Riograndense”
Autor do enredo: Miriam Neder
Carnavalesco: Anderson José Luiz
Compositores: Paulinho Jalão, Moacir do Cavaco e Raimundo Lima
Intérprete: Paulinho Jalão

A.C.R.E.S. TURUNAS DO RIACHUELO
Histórico
Criada em 1934, a Escola teve origem no bloco "Feito com Má Vontade", que reunia rapazes da Rua Silva Jardim. O nome Turunas, foi inspirado em um conjunto de Pernambuco, o Turunas de Mauricéia. O nome significa batuta, valente, forte. A Turunas do Riachuelo foi a primeira escola de samba fundada em Minas e a quarta do Brasil.
A azul e branco, conquistou o tri-campeonato nos anos de 1974, 1975 e 1976 e sagrou-se campeã também em 1978. Em 2002 alcançou novamente o primeiro lugar, com nota 10 em todos os quesitos. Em 2003, sagrou-se bicampeã campeã, cantando na Passarela do Samba o enredo “Ogum, o Que Veio da África”. No ano de 2006, com o enredo “A ópera negra”, a escola conquistou mais um campeonato.
A tradicional Escola não desfilou em 2010, mas no carnaval de 2011, a agremiação voltou a avenida com a reedição do enredo “Alegria, alegria.” Em 2012 a Turunas relembrou outro enredo de sucesso: “A, E, I, O, Urca”, sendo campeã do Grupo B. Em 2013 o enredo da Turunas foi “Com um trago na mão e o samba no pé, Turunas canta a cachaça”.
Ficha Técnica:
Nome da escola: A.C.R.E.S. Turunas do Riachuelo
Reduto: Largo do Riachuelo, Av. Brasil
Endereço da quadra:
Cores da escola: azul e branco
Presidente: Frederico Arbex
Enredo: “Krambeck, a mata que virou jardim”
Autor do enredo: Diomário de Deus
Carnavalesco: Waltencir Barbosa, Diomário de Deus
Compositores: Felipe do Cavaco e Leleco Bocamiúda
Intérpretes: Zezé do Pandeiro, Ary Arantes e Felipe do Cavaco

G.R.A.C.E.S. REAL GRANDEZA
Histórico
Fundada em 31 de março de 1966, a partir de uma divergência na diretoria da Escola de Samba Feliz Lembrança. A Real Grandeza foi criada a partir de um bloco que se organizou num futebol à fantasia.
Nos anos 2000, 2004 e 2005 a escola obteve três vezes o primeiro lugar nos desfiles competitivos. Em 2009 a agremiação apresentou o enredo “No Brasil é assim, meu zebu é do capim”, e classificou-se em terceiro lugar entre as escolas principais. Em 2010, a Real Grandeza conquistou o vice-campeonato do Grupo A com o enredo “Real Grandeza... na Era de Aquarius – Navegando nas Estrelas”.
Em 2011 o enredo da escola foi “Ela é Meditação: Agente Direto do Coração. É Cultura e Equilíbrio. Por Ela o Corpo Fala, Os Povos se Comunicam e a Alma Irradia”, o tema falava de dança. Em 2012 a agremiação veio com o enredo “Perfume, fonte de desejos, sintonia de humor, amor e paz.” A Escola foi vice-campeã pela segunda vez seguida com o enredo “Paulinho da Viola... e um rio que passou em minha vida”.
Ficha técnica
Nome da escola: G.R.A.C.E.S. Real Grandeza
Reduto: Avenida Sete, Poço Rico, Olga Burnier, Araci, Poço Rico e São Bernardo
Endereço da quadra: Avenida Brasil 1.220 
Cores: Azul, vermelho, branco e amarelo
Presidente: Luiz Carlos Masson
Enredo: “Sete de Setembro: Um grito de liberdade… uma avenida que ganha vida no Carnaval”
Autor do enredo: Diretoria
Carnavalesco: Raphael Condé e diretoria
Compositores: Markão Melodia, Pádua, Mister Francis, Henrique Gonsalves, João Leonel e Welinton Faria.
Intérpretes: Markão Melodia e Ronaldo Golfinho

Grupo B - Domingo - 23/02/2014 - 20h
A.C.R. ACADÊMICOS DO MANOEL HONÓRIO
Histórico
Fundada em 1977, pelo carnavalesco Fernando Lourenço Torres, dono do Bar Montreal, a Escola de Samba Acadêmicos do Manoel Honório surgiu do ponto de encontro, onde era a concentração para o bloco “Vai quem quer”, que saia sempre às sextas-feiras, antes do carnaval.
A Acadêmicos do Manoel Honório estreou nos desfiles competitivos em 1978. Em 1983, fez sucesso com o enredo "A visita dos deuses ao país do Carnaval". Em 2002, com enredo "Tainacã... A Grande Estrela na Lenda da Floresta Encantada" a Acadêmicos foi campeã do grupo 1 B.
Em 2008 a Escola desfilou o enredo “Prá não dizer que falei de flores... Manoel Honório fala dessa cultura”. Depois de dois anos sem desfilar no Carnaval da cidade, a agremiação voltou a passarela do samba com o enredo “Cana Pra Que Te Quero.” Em 2012 o enredo foi “Do luar que clareia a academia, histórias, magias, mistérios e lendas fascinantes.” Em 2013 o enredo “Maravilhas brasileiras” foi reeditado e garantiu o terceiro lugar do grupo B.
Ficha Técnica:
Nome da escola: A.C.R. Acadêmicos do Manoel Honório
Reduto: Manoel Honório, Mariano Procópio
Endereço da quadra: Rua Américo Lobo, 674 – Manoel Honório
Cores da escola: vermelho e branco
Presidente: Antônio Marcos da Silva (Coruja)
Enredo: “O futebol brasileiro no fantástico Mundo das Copas…”
Autor do enredo: Ludimila Alves e Comissão de Carnaval
Carnavalesco: Diomário de Deus e Comissão de Carnaval
Compositores: Edson Gaguinho, Ary Arantes, Edmilson Araújo, Dani Coutinho e Batista Coqueiral
Intérpretes: Edmilson Araújo e Ary Arantes

G.R.E.S. RIVAIS DA PRIMAVERA
Histórico
A família Epiphânio, que veio de Lima Duarte, trazendo os instrumentos do antigo rancho carnavalesco “Estrela”, foi quem fundou a Rivais da Primavera. A família foi morar em Benfica e fundou o bloco “Primavera”, que desfilava no bairro até ser convidado, em 1971, a integrar o segundo grupo das escolas de samba. O nome Rivais da Primavera surgiu de uma brincadeira quando foram registrar a agremiação, pois um de seus fundadores também criou a “Escola de Samba Primavera”, na cidade de Matias Barbosa.
Em 2010, a Escola do Grupo B entrou na avenida com o enredo “Miscigenação: Mistura das Raças”. Em 2011, no Grupo C a Escola apresentou o enredo “Manifestação da Fé”. Em 2012 o enredo do carnavalesco Carlos Alberto Rachid foi “A saga do café em terras brasileiras”. No ano seguinte a Rivais desfilou o enredo: “Talismã: Quem não pode com mandinga não carrega patuá”.
Ficha técnica
Nome da escola: G.R.E.S. Rivais da Primavera
Reduto: Benfica, Nova Benfica
Endereço da quadra: Rua Evaristo da Veiga, 635 – Benfica
Cores da escola: Azul, branco e verde
Presidente: Wilson Vicente de Souza
Enredo: “Origem da escrita”
Autor do enredo: Diretoria e Comissão de Carnaval
Carnavalesco: Diretoria e Comissão de Carnaval
Compositores: Gê de Ogum, Leonardo e Edinho Leal
Intérprete: Gê de Ogum

G.R.E.S. UNIÃO DAS CORES
Histórico
Entre os anos de 1997 e 2001 a Escola de Samba União das Cores desfilava pelas ruas do Bairro Milho Branco. O nome do bloco surgiu a partir do apoio dos empresários e comerciantes locais, que doaram retalhos, das mais variadas cores para confecção das fantasias. Surgiu assim a ideia de chamar-se União das Cores.
Em 2002 a Escola começou a apresentar-se nos desfiles competitivos. Em 2008, conquistou o primeiro lugar do Grupo B com o enredo “Olha só o que é que deu”, No ano seguinte desfilou pelo Grupo A, defendendo o enredo “Assombrações – Das 13 naus aos dias atuais”, com o qual ficou em 5° lugar, retornando ao Grupo B.
Em 2010 a agremiação ficou com o vice-campeonato do Grupo B com o enredo “Da fonte à foz, viagem pelo Velho Chico”. No ano passado a escola desfilou o enredo “Do ouro de um Castelo se fez a prata da casa.” A União em 2012 apresentou o enredo “Sou feliz, ninguém mais feliz que eu, Bahia, o Senhor do Bonfim me atendeu”. Em 2013 a Escola homenageou o nordeste brasileiro com o enredo: “Em ritmo de Carnaval, a União das Cores, se encanta e canta o nordeste do Brasil”.

Ficha técnica
Nome da escola: G.R.A.C.E.S. União das Cores
Reduto da escola: Milho Branco, Amazônia, Realeza, Fontes Ville I e II, Pedra Bonita, Jardim Natal, Encosta do Sol.
Endereço da quadra: Rua 3, nº 10 – Milho Branco
Cores da escola: preto e branco
Presidente: Thais Verônica
Enredo: “Obá, Kaô, Kabecilê, Rei de Oyó”
Autor do enredo: Claudinha Dazini
Carnavalesco: Claudinha Dazini
Compositores: Paulinho Letra, Danilo do Furtado, Thodinho Show, Xandão Rezende e Márcio Hipólito
Intérprete: Danilo do Furtado

G.R.E.S. FELIZ LEMBRANÇA
Histórico
A Feliz Lembrança surgiu da necessidade de competição no Carnaval da cidade. Fundada em 9 de fevereiro de 1939, a parti da ideia de Geraldo de Oliveira, conhecido por Geraldo Abissínio, recém-chegado do Rio de Janeiro, mas tomou forma nas mãos da família Carvalho, tendo à frente Euclides e seus filhos.
Em 1966 a Feliz Lembrança apresentou o enredo “Mascarada Venezizna”, que representou um marco no Carnaval da cidade e da própria Escola. O enredo composto pelo jornalista José Carlos de Lery Guimarães e Nelson Silva, desfilou com modernidade através da inclusão de fantasias ao desfile e teatralização na avenida.
Em 2008 a Feliz Lembrança passou para o Grupo B, onde segue desfilando. No último carnaval reeditou o enredo do carnaval de 1986 “Valongo... A Porta da Cultura Negra no Brasil.”
Em 2011 a vermelha, azul e branco apresentou o enredo: “Elke Maravilha, Russa Que Fada Vira... a Mineira de Itabira” e sagrou-se campeã do Grupo B. Em 2012 o enredo da “felizão” falou sobre os cabelos: “Pode ser liso, crespo ou ondulado, mas todos querem um bom penteado”. “Vila Isabel, a vila de todos os tempos”, foi o enredo de 2013 da agremiação.
Ficha técnica
Nome da escola: G.R.E.S. Feliz Lembrança
Reduto da escola: Barbosa Lage
Endereço da quadra: Rua Antônio Guimarães Peralta, 127 – Barbosa Lage
Cores da escola: Vermelho, azul e branco
Presidente: Jair de Castro
Enredo: “Brilhante como o seu carnaval, Feliz lembrança comemora seus 75 anos de história, homenageando carnaval de Juiz de Fora!”
Autor do enredo: Leandro Betim
Carnavalesco: Fábio Esteves
Compositores: Edynel, Zezé do Pandeiro, Nilmar Romano, Juarez, Castrinho, e Betinho do Cavaco
Intérpretes: Zezé do Pandeiro, Nilmar Romano, Edynel, Cuité e Junior Almada

G.R.E.S. UNIDOS DAS VILAS DO RETIRO
Histórico
Foi o carnavalesco Jorge Santos, fundou, em 30 de janeiro de 1988, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos das Vilas do Retiro. As cores escolhidas para a nova escola foram verde e branco, cores da Associação Recreativa e Esportiva Santo Oraida.
Com a passagem de Jorginho, a escola ficou cinco anos sem desfilar. Tentou rearticular-se em 1995, mas, novamente, voltou a afastar-se do Carnaval. Paulinho Santos retomou em 2007 a história da agremiação quando, com apoio da SPM local, assumiu a responsabilidade de reorganizar a escola.
No último desfile, a escola conquistou o campeonato pelo Grupo C (única agremiação do grupo), com o enredo “O índio, o branco e o negro, arquétipo cultural brasileiro”. Em 2011 a Escola apresentou o enredo “Arte Negra Na Legendária Terra dos Orixás”. A escola fez uma homenagem à Juiz de Fora em 2012 com o enredo “Juiz de Fora – A pioneira Manchester mineira.” No ano de 2013 a agremiação apresentou o enredo “Beth Carvalho”.
Ficha técnica
Nome da escola: G.R.E.S. Unidos das Vilas do Retiro
Reduto: Retiro, Jardim Esperança, Floresta, Granjas Betel, Jardim das Pedras Preciosas, Caeté, Sarandira, Bom Retiro e Terras Altas
Local de ensaio: E. M. Olinda de Paula Magalhães – Rua Padre Acácio Duarte – Jardim Esperança
Cores da escola: Azul, verde, amarelo e branco
Presidente: José Adriano da Silva
Enredo: “Ilusão”
Autor do enredo: Diomário de Deus
Carnavalesco: Diomário de Deus
Compositores: Jânio Eust e Banha
Intérpretes: Banha

G.R.E.S. PARTIDO ALTO
Histórico
Do tradicional bloco “A Pastorinha do Morro” surgiu a Partido Alto.  Alguns amigos decidiram transformar o bloco, com reduto no Largo do Cruzeiro, em escola de samba, oficialmente fundada no dia 8 de novembro de 1967.  Anos depois a agremiação ganhou sede própria no Mariano Procópio.
Em 2009 a Partido Alto, apresentou o enredo “Quer vinho?... Vem!”, que deu à agremiação o primeiro lugar no segundo grupo e o retorno ao grupo A. No ano de 2010 a Escola que desfilou na Passarela do Samba com o enredo JK... Legado de Glórias ficou em terceiro lugar. Para continuar firme no Grupo A, em 2011 a agremiação apostou no enredo “Na Verde e Rosa tudo pode, é Carnaval... é tempo de alegria.” Em 2012 a escola homenageou a imigração italiana com o enredo “Amore... Mio”. O enredo de 2013 foi “Não acabou? E agora?
Ficha técnica
Nome da escola: G.R.E.S. Partido Alto
Reduto: Mariano Procópio, Largo do Riachuelo, Paineiras
Endereço da quadra: Avenida Brasil, 5.113 – Mariano Procópio
Cores da escola: verde e rosa
Presidente: Regina Rabello
Enredo: “Quando piso em folhas secas, caídas de uma mangueira, penso no poeta, lá da Estação Primeira”
Autor do enredo: Beto Dutra
Carnavalesco: Beto Dutra
Compositores: Paulinho Jalão, Raimundo de Lima e Moacir do Cavaco
Intérprete: Markão Melodia

Um comentário:

  1. carnaval sem a cadencia explosiva não e mesma coisa podem fala o q for mas agente continua sendo a melhor bateria de juiz de fora

    ResponderExcluir