Blocos e Bandas

Banda Daki
O inicialmente "Bloco Daki" foi criado em 1972. A ideia surgiu em uma mesa de bar. Um grupo de amigos, entediados com a falta do que fazer no sábado de carnaval, decidiram criar um bloco. A ideia, que se mantém até hoje, era montar fantasias com o que se pode encontrar em casa e ir se divertir.
Em 2004, a agremiação carnavalesca tornou-se bem imaterial do município animando todo o sábado de carnaval. Segundo o decreto oficial, entre os motivos do tombamento estão o valor histórico e cultural da Banda Daki, que “renova o espírito de alegria de milhares de pessoas de Juiz de Fora e visitantes nos sábados de carnaval” e por “ser uma tradição incorporada ao cotidiano desta cidade e abraçada por milhares de foliões”.
Comandada pelo general José Carlos Passos, o Zé Kodak, a Banda Daki é um dos momentos mais esperados da folia local.
Já na primeira edição, o Bloco Daki reuniu cerca de 20 pessoas. Com o passar dos anos, o sucesso foi tanto que o pequeno grupo cresceu e se transformou em banda.
O repertório é o mesmo desde 1972 e conta principalmente com as marchinhas carnavalescas.

Banda Daki em 2014
O tradicional desfile da Banda Daki será realizado no sábado dia 1º de Março. A concentração do 42º desfile da Banda começa às 10h na Avenida dos Andradas e o desfile segue pela Avenida Rio Branco até a Catedral Metropolitana.

Come Quieto
Foto: www.g1.com.br/zonadamata
Fundado em 26 de fevereiro de 2011 o bloco Come Quieto arrasta milhares de pessoas no Bairro Alto dos Passos. O Bloco foi criado por motivo da ausência de um bloco de rua naquela região da cidade. Um grupo de amigos decidiu organizar uma festa pré-carnavalesca que remetesse ao carnaval tradicional, com marchinhas e sambas-enredo tradicionais, do Rio de Janeiro e também de Juiz de Fora, visando à diversão para família, com membros de todas as idades.
Os integrantes tocam chocalho, agogô, tamborim, caixa de guerra, repinique e surdo de primeira, segunda e terceira.

Bloco Come Quieto em 2014
Em 2014 O Come Quieto faz uma homenagem ao centenário do sambista juiz-forano Ministrinho. Os ensaios são abertos ao público e ocorrem às terças-feiras, das 20h às 22h, na Privilège, localizada na Alameda Engenheiro Gentil Forn, nº 1000, no Bairro Jardim Glória. Os ensaios também estão sendo realizados aos sábados, das 11h30 às 13h30, no mesmo local.
Para realizar o desfile, o Come Quieto faz uma feijoada para arrecadar verba. O evento será no dia 8 de fevereiro, na Privilège, das 12h às 18h. O bloco ainda faz apresentações beneficentes e, neste ano, parte da renda arrecadada com as camisas do Come Quieto será destinada à Fundação Ricardo Moysés Jr.
O desfile de 2014 será no dia 22 de fevereiro, das 12h às 19h, na Rua Dom Viçoso, no Bairro Alto dos Passos. Após o desfile, quem assume o posto de animar os foliões é uma banda de marchinhas.

                                                                  Domésticas de Luxo
Foto: www.domesticasdeluxo.com.br
O Bloco surgiu em 1958, em São Mateus, bairro de Juiz de Fora,  com a união de seis amigos com os rostos pintados, fantasiados de mulheres e muita animação. O nome “Domésticas de Luxo” foi aludido ao bloco do bairro de Lourdes de Belo Horizonte, chamado: Domésticas de Lourdes.
Os ocupantes de uma caminhonete que trafegava pelas ruas de Juiz de Fora, proveniente do Rio de Janeiro, se encantaram com os seis jovens vestidos de domésticas e convidaram os mesmos a darem uma volta pelas ruas da cidade, em cima da caminhonete. Assim o grupo caricato gerou alegrias e muitos risos aos juizforanos.
O bloco cresceu e chamou a atenção do Ex-Prefeito Itamar Franco, o qual sugeriu que deveriam desfilar na avenida e, assim aconteceu nas décadas de 70 a 90.
O bloco chegou a ter mais ter mais de 800 componentes.
Depois de muitos anos sem desfilar o bloco retornou ao Carnaval de Juiz de Fora, em 2009, buscando resgatar a animação dos velhos tempos e dar continuidade a brilhante idéia dos seis amigos e a todos que gostam do carnaval desta cidade.

Hoje, a nova diretoria, assume um compromisso com a modernidade do Carnaval de Juiz de Fora, gerando muitas mudanças, inovações e contribuindo como instrumento de transformação social e cultural da Cidade. Em julho de 2010, foi reconhecido pelo Poder Público Municipal de Juiz de Fora, como entidade de Utilidade Pública.

Domésticas de Luxo em 2014
O enredo deste ano fala da proposta de emenda à Constituição conhecida como “A PEC das Domésticas”, promulgada no início do ano passado. De acordo com o vice-presidente do bloco, Odério Filho, além de brincar, os componentes também prezam pelo trabalho social “Fizemos samba e fantasia para simbolizar de forma irreverente esse momento”, explicou.
A partir deste mês já começam os ensaios do Bloco Domésticas de Luxo. Em fevereiro, os foliões irão iniciar a campanha de doação de sangue em parceria com o Hemominas, às 9h. Neste ano, os foliões poderão escolher entre três fantasias. Informações sobre compra dos trajes estão no site do bloco.
Os ensaios serão realizados durante a tarde, nos dias 18 e 25 de janeiro e nos dias 1º e 8 de fevereiro, na Rua Mariano Procópio, no Bairro Mariano Procópio.
O desfile do Bloco será no sábado dia 22 de fevereiro com concentração a partir das 10h no Parque Halfeld.

Agenda do Bloco:
Dias 01 e 08 de fevereiro: Os ensaios foram transferido de São Mateus para o bairro Mariano Procópio, citado acima. A entrega das fantasias estará prevista para o dia 08.02.14.
Dia 01.02.14: Abertura da Campanha de Doação de Sangue das Domésticas: 9h - HEMOMINAS de Juiz de Fora
Dia 15.02.14: Sindicato dos Bancários - 22h -  Aeroporto.
Dia 22.02.14: Desfile no Corredor da Folia - 10h – Concentração Parque Halfeld: Desfile previsto para às 14hs.
Dia 23.02.14: Domésticas desfila na Feliz Lembrança (passarela do samba) às 23h.
Dia 24.02.14: Batalha de Confete - 19h - Parque Halfeld - Concentração 18hs.
Dia 28.02.14: Desfile em São Vicente de Minas - Embarque/ônibus: 15 horas Praça do Santa Cruz Shopping - Juiz de Fora. 

Parangolé Valvulado
Foto: www.g1.com.br/zonadamata
O Bloco formado principalmente por artistas, músicos, poetas e outros envolvidos com arte e cultura foi criado em 2008. De acordo com a artista plástica e idelizadora do bloco, Valéria Faria, o bloco nasceu da falta que o grupo sentia do carnaval em Juiz de Fora, de reunir os amigos e também de levar a arte para as ruas. Assim, os amigos, com o propósito de se divertir, saíram batucando em panelas.
O nome Parangolé Valvulado faz referência à manifestação artística de Helio Oiticica. O bloco conta com duas guitarras e um contrabaixo, além da bateria.
Em 2009, o compositor Arnaldo Baptista foi o homenageado nas ruas. O comediante Mussum foi o destaque no ano seguinte. Em 2011, foi a vez da feira da Avenida Brasil, na região central de Juiz de Fora. O "fim do mundo" virou enredo em 2012, e, em 2013, a homenagem foi para a Tropicália.

Parangolé Valvulado em 2014
A música brega será o tema do bloco Parangolé Valvulado no próximo carnaval. O bloco preparou uma letra que faz referências a sucessos bregas e lembra nomes como Wando, Amado Batista, Odair José, Reginaldo Rossi e Cauby Peixoto. O frevo marca o sétimo ano de existência do bloco, que costuma sair no domingo antes do carnaval.
A proposta é mostrar que todos têm um pouco de breguice. Ensaios abertos ao público estão previstos para ocorrer nos dias 2, 9 e 16 de fevereiro, no Cultural Bar.

Frevo-enredo 2014:
Mais um ano se passou
E assim começou nosso amor
Purpurina e frevo no pé
Lantejoulas da paixão
Borbulhas de emoção
Fuk Fuk no Parangolé
Todo mundo é brega sim
Eu não sou cachorro não
Pra você falar de mim
Hoje acordei tão sozinho
Pensei no teu carinho
E cantei piri piri
Sandra Rosa Madalena
Terezinha e Conceição
Wando, Amado e Odair
Reginaldo e Caubi
Voar voar, subir subir
Tudo foi fogo e paixão
O meu sangue ferve por você
Não adianta nem tentar me esquecer
Guardei meu coração numa pochete
Pra te ofertar, oh Parangolete!
Vem meu ioiô
Fazer tenguim
Eu sou rebelde porque o mundo quis assim
Perde a vergonha
Vem pro meu lado
Pra curtir um brega valvuldo
Não se vá
Você caiu no meu glu glu ié ié
Quem não era brega agora é
Como uma Deusa
Você caiu no meu glu glu ié ié
Quem não era brega agora é

Recordar é viver
Foto: acessa.com
O bloco Recordar é Viver foi criado em 1995, durante um baile de carnaval no Sport Clube de Juiz de Fora, organizado pela Coordenadoria de Atendimento à 3a Idade, da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) - Prefeitura de Juiz de Fora.
A ideia de participar mais ativamente do carnaval veio dos próprios idosos e, a possibilidade de criação de um bloco, foi se tornando realidade com o apoio da Administração Municipal, dos funcionários e de muitos parceiros que viam na iniciativa, uma forte contribuição social a esse grupo.

A prioridade do Recordar é Viver, é fortalecer a memória dos antigos carnavais, quando se brincava nas ruas com muito confete e serpentina e se cantava as tradicionais "marchinhas".

Recordar é Viver em 2014
"Bem-vindos ao Brasil", escrito pela aposentada Maria das Graças Sobreira de Paula e interpretado por Dionysia Moreira, é o samba enredo do bloco Recordar é Viver para 2014 .
"Achei que seria difícil compor uma letra baseada no futebol, pois não tenho muito domínio, mas, durante uma viagem a Volta Redonda (RJ), as ideias foram surgindo e fui moldando os versos", conta Maria das Graças, também autora do samba-enredo ganhador de 2012, intitulado "Viajando pelo mundo levando a minha terceira idade".
O desfile do Recordar é Viver está marcado para o dia 27 de fevereiro na Praça Antônio Carlos, dentro da programação do Corredor da Folia. Segundo a coordenadora do CCI, Rosângela Bonoto, o bloco deve reunir cerca de 500 idosos assistidos pelo centro, divididos em dez alas. Cada ala irá levar adereços diferentes relacionados à Copa". Antes disso, no dia 20 de fevereiro, a unidade irá promover um grito de carnaval, composto por marchinhas, enfeites, adereços e fantasias, um aquecimento para o desfile.
Bem-vindos ao Brasil
Autora: Maria das Graças Sobreira de Paula
Bem-vindos ao Brasil
Os países que vão participar
Da Copa do Mundo
Onde a bola vai rolar, vai rolar

Nós da melhor idade
Vamos torcer pra valer
E cantar na avenida
Com o bloco "Recordar é Viver"
Refrão
Bola na rede, Brasil, Brasil
É gol da seleção, é gol, é gol!
Balança a rede, Brasil, Brasil
Dessa vez a taça tá na mão!
Tá na mão!

Bloco do Beco

Foto: www.tribunademinas.com.br
Tradicional por sair nas ruas de Juiz de Fora na sexta-feira antes do carnaval, o Bloco do Beco existe há 40 anos. Para os responsáveis pelo bloco, o objetivo da sexta-feira carnavalesca é fazer o foliões da cidade aproveitarem ao máximo, assim como no passado, tudo com muita brincadeira.
Bloco do Beco em 2014
Em 2014 o Bloco do Beco tem como enredo "O Beco no Copo do Mundo". Conforme os organizadores do Beco, a característica boêmia do bloco se juntou ao evento mundial deste ano e deu origem ao enredo.
O desfile do Bloco do Beco será no dia 28 de fevereiro com concentração no Parque Halfeld a partir das 18h30.

Pintinho de Ouro
O bloco se formou em 2007 com um pequeno grupo de amigos que gostavam de se divertir no carnaval. Hoje já são 99 integrantes, sendo que a maioria é de empresários. Os componentes brincam com relação ao número de participantes e dizem: "Não pode ser 100, por que como vamos sair sem pinto?”.
Apesar de ser formado quase totalmente por homens, o bloco conta com a "galinha de ovos de ouro", a carnavalesca Vilma Trigo, que participa da festa desde o início.
Este é o único bloco da cidade que tem um carro alegórico. O Bloco desfila com um carro que tem uma banda, banheiro e bar.

Pintinho de Ouro em 2014
Foto: www.pjf.mg.gov.br
O irreverente enredo para 2014 do Bloco Pintinho de Ouro será "No ano da Copa o pintinho entra com bola e tudo". Além do tema Copa do Mundo os integrantes do Bloco pretendem alegrar a noite juiz-forana falando sobre a corrupção no país. O desfile será no dia 28 de fevereiro, com concentração no Parque Halfeld, a partir das 19h.

Bloco do Batom

Foto: www.acessa.com
O bloco começou brincadeira de amigas, e hoje já é uma das tradições do Carnaval de Juiz de Fora. A cada ano, o bloco cresce mais. Em 2013, cerca de 75 componentes desfilaram pelo Calçadão da Halfeld. Mas devido ao sucesso do grupo, há dois anos, o Bloco do Batom conta com uma bateria formada por homens. 
Bloco do Batom em 2014
O desfile do Bloco do Batom em 2014 será no dia 18 de fevereiro com concentração a partir das 18h no Parque Halfeld.

Nenhum comentário:

Postar um comentário