quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Comentários sobre os Sambas de Enredos das Escolas de Samba de Juiz de Fora - Carnaval 2014

Grupo A
UNIDOS DO LADEIRA
Uma bela melodia e letra sem rimas forçadas. Não é um samba para levantar o público, porém é um samba altamente técnico, para garantir a nota máxima do jurado.
Atenção para os versos:
O pavilhão azul e ouro anuncia:
O coração ladeirense bate forte – maravilha –
E a emoção que você vai sentir agora é diferente
Com a saga de coragem da guerra farroupilha
Do povo riograndense
“e a emoção que você vai sentir agora é diferente”, um verso que chama o ouvinte para conhecer a história, assim como o restante do samba onde descreve sem enrolações o tema abordado.
E por curiosidade, pedi para uma amiga minha gaúcha escutar o samba de enredo do Ladeira, além de ter falado que adorou o samba a mesma me mostrou o verso que mais gostou:
“É no sabor do chimarrão que se conhece o gaúcho verdadeiro”

REAL GRANDEZA
É um samba com letra confusa, é possível perceber que a primeira parte do samba descreve um pouco dos fatos da independência do Brasil, quando se chega ao refrão não pude entender o que significa estes versos.
Êh “boiada”
“Morro”  de amores, eterna paixão
Em cada passo, o compasso da nobreza                        
Herança viva cheia de emoção
A melodia do refrão é boa, mas os versos não condiz com a proposta com o enredo, parece uma “fuga ao tema” que geralmente assolam os vestibulandos nas provas de redações, este refrão me pareceu para enrolar um pouco o samba e com rimas um pouco forçado “paixão” com “emoção” (palavras clichê nos sambas de enredo, quase todos têm).
Enfim chegamos à segunda parte do samba falando da Av. Sete de JF, porém há versos que nem mesmo uma licença poética pode explicar:
Sete de Setembro de um grito nasceu
Orgulho da nossa “Princesa de Minas”
Em cada esquina um toque de Deus
“Em cada esquina um toque de Deus”, dá a enteder que a avenida sete tem “Belezas Naturais” a cada esquina. Outro problema grave nas composições de sambas de enredo é Superestimar o tema, fazendo com que o tema seja algo fora da realidade de tantas coisas boas que há.
Outro verso que parece um pouco perdido no samba:
O ontem passou e o hoje é assim
Trabalho, produto, comércio
Comboio expresso
Progresso sem fim
“o ontem passou e o hoje é assim”/ “Trabalho. Produto,comércio”, parece uma redundância enorme, um verso que com certeza foi feita para caber na melodia para falar que hoje em dia na avenida sete há produtos, comércio e trabalho (um puxa o outro).
“comboio expresso”, eu entendo por “trem” e este verso está avulso no samba, porque não se pode concordar com o verso “hoje é assim”
“progresso sem fim”: mais um verso superestimando o tema abordado.
O samba termina falando da criação do Real Grandeza com alusão à Feliz Lembrança.
O secundo refrão (principal), têm mais palavras Clichês (Amor, Felicidade, Coração).
Geralmente estes versos são alusões de exaltasões a própria escola de samba ou ao tema, este refrão principal não tem nenhum dos dois.

TURUNAS DO RIACHUELO
Saudade de ver a grande Turunas de verdade, no lugar de onde não devia ter saído e brigando para ser campeã do carnaval.
Enredo muito bom, penso que é o primeiro enredo falando da Mata do Kranbeck e será um enredo muito oportuno visto que futuramente qualquer cidadão terá acesso ao futuro Jardim Botânico a ser construído na Mata.
Samba com melodia em tom alto, samba pra cima feito para o público. A turunas desde a sua volta ao carnaval estava carente de um samba assim.
O segundo refrão principal já inicia exaltando a escola
Eu bato no peito com amor
Azul e branco és a mais bela
São 80 anos                                                  
De vida, luta e glórias…
Turunas, campeã da passarela…        
O restante do samba vai descrevendo seu enredo, a mata, a preservação. Agora (por pura falta de acesso o enredo) não consegui associação entre “lendas e mistérios” (no primeiro refrão) e a mata do Kranbeck, sim...Pode ser uma licença poética, pois há no folclore várias lendas da mata, mas será que isso cabe para a nossa mata? Contudo isso não tira a graça e a beleza do enredo e do seu samba.

MOCIDADE ALEGRE
É impossível comparar o samba do ano passado “Por que sois tão medrosos, ainda não tens fé?” com o samba desse ano, a decadência foi impressionante no que se diz na qualidade do samba.
Continuo batendo na tecla nas palavras clichês nos sambas de enredo, claro que não é feio colocar, mas que na forma que é empregada neste samba parece para “encher linguiça”
É gostoso sentir emoção…
Minha águia guerreira, coração
“Cariocando” a felicidade
A alegria vem da mocidade
(Emoção, Coração, Felicidade)
“Cariocanco a felicidade” para rimar com “A alegria vem da mocidade”, rimas taxadas como forçadas hoje em dia perde o charme do samba.
É difícil compreender essa licença poética:
“De carona com a mocidade
Esbanjando modernidade
O meu Rio de Janeiro
Terra de Zé Carioca
Que o Estácio abraçou (ô, ô)”
Confesso que é um pouco confuso, associando Modernidade (para rimar com Mocidade), Zé Carioca e Estácio de Sá ( o Fundador). Desse jeito parece que Zé Carioca é o criador da cidade e Estácio só chegou pra morar.
Atento para este refrão:
“Eu vou te embalar
Nesta Avenida
Te conquistar, na fantasia
Meu baticumbum é sensual
A mulata fascina, pois é carnaval”
Entendo que estes versos chamem o público para a beleza que a escola vai apresentar na avenida, porém ficou um pouco confuso e uma “enrolação” para encorpar o samba.

JUVENTUDE IMPERIAL
Sem dúvida um dos melhores sambas da Juventude nos últimos anos, é o tipo de samba que tem a cara da Juventude Imperial, mesmo gravado no vozeirão de Marcio Moreno ainda imagino esse samba na voz do Flavinho da Juventude. Um tipo de samba fácil de se cantar, com refrão principal exaltando a escola, gosto muito disso. Sambas feitos a partir de um tema africano tem suas particularidades, das duas uma: ou o samba sai ruim ou sai muito bom.
Queria estar na avenida para ver como esse samba sai na avenida,  sem dúvida se a harmonia e evolução da escola for impecável será de arrepiar ouvir esse samba na avenida, com segundo refrão fácil de se cantar:
“Ôôôôôôôô…O lamento da negra ecoou
E em seu peito, fora marcada uma flor”
Melodia muito boa de se ouvir e uma letra sucinta, sem enrolação direto e reto ao tema: Aqualtune e os 50 anos de uma das escolas mais tradicionais da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário