sábado, 29 de outubro de 2011

Audiência na Câmara discute Carnaval em JF

 Na última quarta-feira, 26 de outubro foi realizada na Câmara Municipal de vereadores de Juiz de Fora uma audiência pública para discutir o adiantamento dos dias de desfile das Escolas de Samba. A audiência foi proposta pelos vereadores Chico Evangelista, Julio Gasparette e Luiz Carlos.

Várias propostas foram discutidas, pelo legislativo, dirigentes e foliões das agremiações da cidade. Embora o Carnaval de 2012 já tenha a data dos desfiles definida, foi cogitado o adiantamento em uma semana, antes do feriado nacional. Entretanto, o superintendente da Funalfa (Fundação Alfredo Ferreira Lage) Toninho Dutra foi categórico ao dizer que para o próximo ano não há tempo suficiente para organizar o desfile em data adiantada, ficando para 2013 a mudança.

A Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz Fora (Liesjf) acredita que o adiantamento dos desfiles é uma forma não competir em público com os do Rio de Janeiro.

O presidente da Liga, Ney Gerald, lembrou que não significa que no feriado tradicional não vai haver Carnaval, na cidade. Apenas as escolas de samba adiantariam a folia. Toninho Dutra reforçou ao afirmar que durante os dias de Carnaval, as agremiações e blocos poderiam realizar os desfiles normalmente em suas comunidades.

A assessora de comunicação da Liesjf, Leila Petrato, afirmou que a folia atual de JF perdeu muito em identidade cultural se comparada os anos 60, 70 e 80. “A intenção é aumentar o público para ter novamente os carnavais bonitos de antigamente”, acredita Leila Petrato.
Ao afirmarem que o Carnaval de JF está falido, Toninho Dutra expôs os números da folia de 2011. “Não há decadência. Em 2011 desfilaram 110 blocos. 85, nos dias do carnaval (feriado). Ele ainda ressaltou a resistência das escolas de samba na cidade.

Outro assunto discutido na audiência, foi a construção de um sambódromo. “Já passou da hora de JF ter um sambódromo”, afirmou o vereador Isauro Calais. O gasto com a montagem da estrutura e com a contratação de artistas nacionais para o Corredor da Folia, por exemplo, foi questionado pelo vereador Luiz Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário