quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ladeira e Turunas são as campeãs

As duas campeãs do Carnaval 2012 de Juiz de Fora – Ladeira pelo Grupo A e Turunas do Riachuelo pelo Grupo B – apresentaram enredos com os quais já haviam garantido títulos em campeonatos anteriores. A contagem dos pontos e a premiação das vencedoras aconteceu na terça-feira, 21, no Anfiteatro João Carriço, na sede da Funalfa (Avenida Rio Branco 2.234 – Parque Halfeld).

Grupo A

Foto: Tribuna de Minas

Vinte e oito anos depois de vencer o Carnaval de 1984, com o enredo “Clara, clareia, clareou...”, a Unidos do Ladeira volta a ocupar o primeiro lugar nos desfiles competitivos de Juiz de Fora, reeditando o tema do saudoso Romeu Biazzolo. Cantando na Passarela do Samba um pouco da vida e da obra da mineira Clara Nunes, que conquistou o Brasil com sua voz, a agremiação levantou o público e obteve nota dez em todos quesitos, somando um total de 110 pontos.

 

Em segundo lugar, com o enredo “Perfume, fonte de desejos, sintonia de humor, amor e paz” , ficou a Escola de Samba Real Grandeza. Já a terceira colocada pelo grupo principal do carnaval juiz-forano foi a agremiação Partido Alto, que encantou o público com o enredo “Amore mio – Partido canta a Itália na Avenida”.



Grupos B e C

Foto: Tribuna de Minas
 Seis escolas desfilaram pelo Grupo B, cuja campeã foi a Turunas do Riachuelo, que apresentou uma reedição do enredo “A, E, I, O, Urca”, com o qual sagrou-se campeã no Carnaval 1978. O mesmo sucesso aconteceu neste ano, com a agremiação tirando nota dez em todos os quesitos. Lembrando o glamour, os shows e a jogatina do Cassino da Urca, no Rio de Janeiro, a escola fez uma viagem pelas décadas de 1930 e 1940.

 

A vice-campeã do Grupo B foi Unidos das Vilas do Retiro, enquanto o terceiro lugar ficou com a Acadêmicos do Manoel Honório. No Grupo C, a Vale do Paraibuna fez um desfile de avaliação e obteve o passaporte para o Grupo B no Carnaval 2013. Conforme regulamento da Liga das Escolas de Samba de Juiz de Fora (Liesjuf), a Turunas do Riachuelo e a Unidos das Vilas do Retiro passam do Grupo B para o A no próximo ano. Já a União das Cores, desce do Grupo B para o C. Ainda como reflexo do resultado obtido nos desfiles competitivos deste ano, a Feliz Lembrança será rebaixada para o Grupo B.

Jurados
A Comissão Julgadora do campeonato de 2012 foi formada pelo músico, compositor e produtor musical Alysson Gerais (comissão de frente), pelo produtor musical e carnavalesco Carlos Mariano (enredo), pelo produtor musical e jurado da Liesa Hélcio Colored (evolução), pela produtora cultural Ivonides Silva (harmonia), pelo produtor musical João Henrique de Brito (samba enredo), pela artesã e professora de artes Maria José de Brito Santos (alegoria/adereço), pela carnavalesca e alegorista Marlene Silva (fantasia), pelo professor de dança Miroslav Keller (mestre-sala e porta-bandeira), pelo produtor cultural Roberto Gurgel (conjunto), pelo músico, compositor e baterista Sérgio Fernandes (bateria). O músico e produtor musical Josué Silva presidiu o júri, que foi secretariado por Antônia Lara.
Na próxima quinta-feira, dia 23, a Liesjuf estará disponível para apresentar justificativas para as notas atribuídas pelo júri, no horário de 14h às 17h, na quadra da Escola de Samba Real Grandeza (Avenida Brasil 1.220 - Costa Carvalho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário